Ter um blog pode ser um grande aliado para o fortalecimento da imagem de sua empresa. É uma ótima forma para disseminar e conscientizar seu público alvo, a respeito de assuntos em que eles tenham o interesse em se informar. – Atualmente muitas empresas fazem o seu uso, cerca de 61,7 % (De acordo com pesquisas da Content Trends de 2016) das empresas no Brasil fazem publicações em seus blogs corporativos e os aplicam em sua estratégias de marketing.
Há muitos benéficos envolvidos quando falamos sobre a possibilidade da criação de um blog, benefícios que vão desde o aumento da visibilidade de sua página, prospecção de clientes, lucros e outros; Mas é preciso ter a consciência que assim como em todas as fontes de notícias, ter o cuidado com aquilo em que se escreve é o esperado de todo profissional e de empresas sérias que sabem da importância de se manter a ética com aquilo em que se compartilha.
Você sabe quais os pontos um blog deve se atentar? Em que devemos ter cuidado ao compartilhar?
Informações erradas podem causar estragos, conteúdos egocêntricos podem manchar a sua imagem e principalmente plágio na internet hoje já é considerado um crime.
Vamos agora analisar alguns pontos em que podemos evitar, em relação aos principais erros cometidos em um blog corporativo:
Egocentrismo empresarial:
Ninguém gosta de pessoas que só falam de si mesmas, não é verdade?
Criar páginas enormes para contar histórias intermináveis, de quando seu bisavô deu inicio em sua empresa familiar, que foi passada de geração em geração e blá blá blá, só irá afastar seu público alvo! Em que provavelmente já estão cansados de tanto ler seus textos, que falam somente sobre a sua empresa, sobre sua história e sobre sua família.
O grande diferencial em aplicar o marketing de conteúdo em seu blog está em você informar e conversar com seu público, sobre assuntos que sejam relevantes para sua audiência. Os clientes precisam de soluções para seus problemas, precisam de informações que os coloque na direção correta a se seguir e esse é o papel de seu blog. O papel de conscientizar, informar e de guiar através de seu conhecimento.
Conteúdo problemático
Prezar pela qualidade de seu conteúdo é outro ponto importante a se atentar. Além da criação de conteúdos relevantes para seu público alvo, à qualidade na forma em apresenta-los deve receber a sua atenção. Devemos evitar produzir conteúdo problemático, pois como foi dito acima informações erradas, podem causar verdadeiros estragos.
Os conteúdos problemáticos são conteúdos sem qualidade, são os conteúdos que não possuem o compromisso em se comunicar e passar as informações da melhor forma.
Nesse tipo de conteúdo encontramos: Informações falsas, textos copiados, erros gramaticais e outros.
Devemos ter a consciência que na medida do possível, temos sempre que evita-los. Se nossa intenção está focada em sermos referências e em conquistarmos o mercado, precisamos nos diferenciar dos conteúdos problemáticos.
Erros gramaticais, por exemplo, podem até ser considerados como “normais”, mas também é fazer seu público se questionar e criar dúvidas sobre o seu cuidado com seus textos. Devemos sempre tentar demostrar zelo.
Ter essa consciência é o que fará seu conteúdo não cair nessa categoria.
Espero que essa primeira parte tenha feito sentido para você. No próximo post, vou falar sobre outros principais erros de um blog corporativo.
Te aguardo, até mais